O que é Glúten

As proteínas do trigo

A farinha de trigo possui entre 8% e 13% de proteínas. O restante é composto de amido, água, sais minerais e vitaminas. No Brasil, ela ainda é enriquecida, por exigência legal, com ferro e ácido fólico.

Dentre as proteínas presentes na farinha de trigo, duas nos interessam para o presente assunto: a glutenina e a gliadina. Elas são cerca de 80% do total protéico1.

Em contato com a água e o ar, ajudadas por algum esforço mecânico, a glutenina e a gliadina se combinam. Formam fortes ligações químicas entre si (pontes de dissulfeto, pontes de hidrogênio e ligações de Van der Walls)2 . As ligações de milhões e milhões de moléculas de glutenina e gliadina forma uma esponja fibrosa, o glutén.

O glúten é formado bela combinação de duas proteínas numa extensa rede: a gliadina e a glutenina.

Conheça nossos cursos. Clique aqui!

Por que precisamos do Glúten nos pães

O processo de sovar a massa de pão existe para que a rede de glúten se forme e se organize. Imagine, didaticamente, que a massa antes de sovar é como uma pilha de papéis picados. O processo de sova seria como que colar os retalhos de papel e empilhar as folhas assim formadas numa resma de papel firme.

Quando sovamos o pão, queremos obter o chamado “ponto de véu”. Esse é o ponto em que conseguimos esticar a massa com as mãos até que fique bem fininha e translúcida, mas sem se rasgar.

Ponto de Véu. Conseguimos esticar a massa por entre os dedos até ficar quase transparente, sem se romper.

A rede de glúten prende os gases da fermentação e o pão de enche como um balão. Na verdade, se enche como um conjunto de pequenos balõezinhos,  chamados de alvéolos.

Sem a rede de glúten (ou se ela não estiver corretamente formada) a massa deixa os gases escaparem, e o pão fica “solado”, “batumado”, com consistência firme e muito pesado. Aqui na San Fili Pães Artesanais somos obecados com alvéolos, principalmente nos nossos pães de fermentação natural.

Conheça nossos cursos. Clique aqui!

Pão de Fermentação Natural
Alvélolos no nosso pão integral de fermentação natural.

1 – TORRES, Gisele et al. Embrapa Trigo. http://www.cnpt.embrapa.br/biblio/do/p_do117_1.htm.

2 – MARQUES e ALBUQUERQUE. Proteína. https://www.ufrgs.br/alimentus1/feira/prcerea/paolei/prcproteina.html


Publicado

em

por